(16)3023-9060

(16)99237-7869

Filosofia médica oriental que foi desenvolvida no subcontinente indiano há milhares de anos e sua história remonta aos tempos antigos da Índia arcaica.

 

A palavra Ayurveda é proveniente do sânscrito e possui duas partes: Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayur que significa vida. Neste contexto Ayurveda é o conhecimento, a ciência ou sabedoria que propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza com o objetivo de alcançarmos a felicidade. Nesta filosofia indiana a saúde é um estado de completude, por isso, sua meta é preservar e promover a saúde das pessoas saudáveis e curar as doenças dos pacientes.

 

As ferramentas terapêuticas do Ayurveda são medicamentos naturais e sua utilização depende da leitura do desequilíbrio vigente da pessoa. Este diagnóstico é realizado através da história detalhada e exame físico minucioso.

 

Após isto o profissional de Ayurveda pode utilizar os seguintes métodos naturais: oleação com óleos vegetais, sudação, massagens, medicamentos ayurvedicos de origem animal, mineral e vegetal, incluindo as plantas medicinais, dieta com alimentos da região e estação do ano, biopurificação e desintoxicação, atividade física moderada, rotina diária saudável com pratica de Yoga e meditação.

 

O Ayurveda possui 2 principais tipos de tratamento (chi-kitsa):

 

1ª - Terapia de promoção da saúde (Urjaskara Chikitsa): é a abordagem terapêutica que promove saúde, força, vigor e vitalidade nas pessoas saudáveis. Nesta especialidade são utilizados 2 principais ramos do Ayurveda:  Rasayana (rejuvenescimento) que beneficia a saúde física, mental, emocional e social e Vajikarana (afrodisíacos) que promove a vitalidade e aumento da libido em pessoas com bom estado de saúde.

 

2ª - Tratamento das pessoas com quadros de adoecimento (Roga Nut Chikitsa): os 6 ramos que apresentam abordagens terapêuticas para as pessoas doentes em quadros de sofrimentos físicos e mentais; Kaychikitsa (clínica médica ou medicina interna), Agada Tantra (toxicologia), Bhutavidya (psiquiatria e psicologia), Kaumarbhritya (pediatria), Shalya (cirurgia ayurvedica), Shalakya (doenças da cabeça e pescoço).

Abhyanga - Massagem Ayurvédica

Abhyanga é tida como base para outros tratamentos que o paciente necessita sendo praticada antes das outras terapias por ser a massagem de maior importância.

 

Os óleos vegetais são usados de acordo com os doshas (ou biótipos) de cada paciente.

 

A Abhyanga é melhor indicada nos distúrbios de Vata e Pitta.

 

Para desequilíbrios de Kapha é utilizado udvathana, ou seja, massagem com pó de ervas medicinais.

 

Nas alterações do Dosha Vata é utilizado óleos quentes como o de gergelim.

 

Nas desarmonias do Dosha Pitta está indicada óleos refrescantes como o de coco.

Dieta equilibrada e rotina diária

O Ayurveda presa a mudança do estilo de vida de acordo com a constituição psicofísica de cada ser humano. Para esta filosofia somos únicos e devemos ter uma rotina diária individualizada de hábitos saudáveis e regulares. Podemos citar que o equilíbrio do sono, atividade física, sexualidade e alimentação são importantes para a saúde. Por isso podemos nos ater que dieta a ser seguida é relevante no tratamento do paciente.

 

Com base no diagnóstico do desequilíbrio (Vata, Pitta ou Kapha) elabora-se uma orientação alimentar particularizada, resultado da seleção de alimentos que funcionarão como medicamentos para o paciente. São levados em consideração os seis sabores do Ayurveda – doce, salgado, picante, ácido, adstringente e amargo -, e três atributos – seco/oleoso, leve/pesado, frio/quente – que, em conjunto, definirão toda a estrutura básica para a individualização da dieta, resultando ao paciente uma perfeita melhora de sua saúde e qualidade de vida.

Dipana e Pachana - Promoção da digestão e eliminação de toxinas

Duas importantes terapias ayurvedicas para melhorar o Agni (fogo digestivo) e eliminar Ama, ou seja, as toxinas formadas no tubo digestivo devido ao Agni incompetente.

 

O Dipana/Pachana é feito com o uso de uma dieta especial associada a plantas medicinais e rotina diária para melhorar a função digestiva e excretória. O objetivo final é promover o Agni (fogo digestivo) e a eliminação de Ama (toxinas) com isto melhoramos a saúde do tubo digestivo e a vitalidade do paciente, pois para o Ayurveda sem um trato gastrointestinal competente não podemos alcançar equilíbrio, saúde e vitalidade.

Fitoterapia - Tratamento com plantas medicinais

Tratamento utilizado há muitos séculos em todo planeta e sem dúvida uma das mais importantes formas de resgatar o equilíbrio do indivíduo. Atualmente contendo papel de destaque, integrado a outras abordagens terapêuticas.

 

Esta abordagem terapêutica é escolhida especificamente de acordo com as necessidades de cada indivíduo, tendo como base o diagnóstico do desequilíbrio (Vata, Pitta ou Kapha). Desta forma é utilizado as plantas medicinais de forma individualizada e por tempo limitado de acordo com a necessidade de cada tratamento.

Rasayana - Terapia de Rejuvenescimento

Tem como principal objetivo o rejuvenescimento, promovendo a saúde e energia vital do paciente, além de estimular sua imunidade, prevenindo-o de doenças futuras.

 

Rasayana é a terapia que promove os seguintes benefícios:

Saúde física e mental

Aumento de vitalidade

Rejuvenescimento

Melhora da pele

Promove à imunidade

Nutrição tecidual

Este tratamento oferece benefícios adicionais como; aliviar o estresse, eliminar toxinas e os níveis de ansiedade.

Shirodhara - Oleação da cabeça

A terapia consiste em um fluxo de óleo aplicado com movimentos contínuos, diretamente na testa e têmporas do paciente.

 

Pode se dizer que o shirodhara (onde shiro significa cabeça e dhara, fluxo contínuo) é um dos tratamentos mais importantes e calmantes da Medicina Ayurvedica, permitindo o total relaxamento interior do paciente, fazendo com que o mesmo passe por um estado de tranquilidade ou até mesmo em sono profundo. Os efeitos podem ser logo percebidos após algumas sessões, quando a memória refresca, além de diminuir a ansiedade e agitação, acalmando o corpo e inclusive podendo aumentar a capacidade de concentração.

 

Tem melhor indicação em desequilíbrios de Vata e Pitta.

^

Sobre a Creftae

Contamos com a eficiência e dedicação de profissionais como: Fisioterapeutas, Massoterapeuta, Educador Físico, Instrutores de Pilates, Acupunturista, Quiroprata, Método Kinesio Taping e Ventosaterapia, Iridólogo, Professora de Yoga, Terapeuta Ayurvédico, Aromaterapeuta, Terapeuta Reikiano, Esteticista facial e corporal.

Informações de Contato

Rua Jorge Fazolim, 406  - Nova Ribeirânia - Ribeirão Preto-SP

(16)3023-9060

(16)99237-7869

contato@creftae.com.br

Segunda à Sexta - 08:00 às 12:00 das 14:00 às 20:00h

© 2018 - Creftae - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por LM Tecnologia.