(16)3023-9060

(16)99237-7869

Pilates é um método de alongamento e exercício físico, que se utiliza o peso do próprio corpo em sua execução, podendo ser dificultado por métodos que inclui cargas acessórias. Sendo uma técnica de reeducação do movimento, composta por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, o pilates é capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir postura e prevenir lesões. Entre inúmeras vantagens, se destaca o aumento da flexibilidade, a ativação de músculos do tronco e a melhora da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, eliminando e prevenindo dores nas costas.

Como Surgiu o Pilates

O Pilates surgiu com teorias de Joseph Pilates. Quando criança era frágil e sofria de asma e febre reumática que lhe deixou algumas sequelas em seu desenvolvimento. Seguindo a tradição de sua família, cujos hábitos saudáveis o influenciaram, Pilates resolveu trabalhar incessantemente na procura de equilíbrio, forma física e bem-estar, aos quais dedica toda à sua vida, pesquisando e criando um método próprio ao qual chama “Contrologia”.

 

Em um trabalho de enfermaria durante a 1ª Guerra Mundial, Pilates aplicava molas e resistências nas camas dos pacientes, permitindo-lhes recuperar a mobilidade e força durante a sua hospitalização. Esta capacidade inventiva, aliada a uma constante procura revela-se ainda mais quando já em Nova Iorque e casado com Clara Pilates, abre o seu Estúdio, equipado com aparelhos imaginados, criados e desenvolvidos por ele próprio, o reconhecimento inicial da sua técnica ocorreu pela constatação que nenhum de seus pacientes sucumbiu a epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em 1918 (Latey 2001), e hoje utilizados em todo o mundo por uma comunidade de praticantes do seu Método.

Benefícios do Pilates

A prática do Pilates melhora a postura, coordenação, ganho de amplitude de movimento e maior tonicidade muscular, além de melhorar o físico. Alunos alegam que a prática deste tipo de exercício auxilia no relaxamento não só do corpo, mas da mente, melhorando sua disposição no trabalho e em sua vida diária. Uma enorme porcentagem dos alunos afirma também que o trabalho calmo e objetivo sobre o corpo lhes proporciona um maior equilíbrio emocional.

Como são montadas as aulas de Pilates

O aluno é considerado único, depois de uma avaliação, os exercícios são dirigidos à necessidade específica de cada pessoa, para criar um corpo harmonioso e com grupos musculares bem equilibrados.

 

A coluna bem alinhada e alongada faz com que algumas pessoas afirmem que ficaram até mais altas. Ao trabalhar os músculos posturais e do centro do corpo, a postura irá melhorar significativamente, ajudando-o em suas atividades diárias como: horas em frente ao computador, tratar dos filhos ou netos pequenos, carregar compras do supermercado entre outras atividades do cotidiano. Conseguindo assim um abdômen tonificado, melhor postura, articulações mais flexíveis, melhor coordenação e equilíbrio emocional.

 

Cada aula dura em torno de uma hora. Praticá-lo três vezes por semana é o ideal, mas com apenas duas aulas semanais já se obtém visíveis mudanças. Os benefícios estéticos (corpo forte e tonificado) notam-se diferenças entre as aulas 30 e 40.

 

Os objetivos são bem variados com pilates; estéticos, posturais, e bem-estar são os mais procurados. Com este tipo de exercício consegue-se maior aproveitamento durante a realização do movimento, os mesmos trabalham grupos musculares alcançando reforço muscular e tonificação em locais difíceis de alcançar com exercícios comuns. O Pilates trabalha exercícios sem impacto articular, conseguindo assim trabalhar pessoas com restrições específicas de movimento, consegue trabalhar exercícios de emagrecimento, pois utiliza exercícios que podem ser realizados por pessoas com obesidade leve e avançada.

A falta de impacto no exercício evita lesões durante a prática do treinamento. A grande vantagem está na melhora da autoestima do praticante do Método Pilates, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.

^

Sobre a Creftae

Contamos com a eficiência e dedicação de profissionais como: Fisioterapeutas, Massoterapeuta, Educador Físico, Instrutores de Pilates, Acupunturista, Quiroprata, Método Kinesio Taping e Ventosaterapia, Iridólogo, Professora de Yoga, Terapeuta Ayurvédico, Aromaterapeuta, Terapeuta Reikiano, Esteticista facial e corporal.

Informações de Contato

Rua Jorge Fazolim, 406  - Nova Ribeirânia - Ribeirão Preto-SP

(16)3023-9060

(16)99237-7869

contato@creftae.com.br

Segunda à Sexta - 08:00 às 12:00 das 14:00 às 20:00h

© 2018 - Creftae - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por LM Tecnologia.