Tratamento do diabetes pela acupuntura

O Diabetes é uma doença grave e pode levar a morte se não for corretamente tratada.
É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue.
Sendo a glicose a principal fonte de energia do organismo, seu excesso pode trazer várias complicações à saúde como, o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas.
Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como: ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
O Diabetes é uma doença bastante comum no mundo, especialmente na América do Norte e norte da Europa, onde se estima que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico.

Na Medicina Ocidental o Diabetes Mellitus pode ser classificado como:
Diabetes Mellitus Tipo 1 (pessoa nasce com ela, não produz insulina)
Diabetes Mellitus Tipo 2 (causas: envelhecimento, auto imune pâncreas, gestacional, obesidade…)
No seu tratamento é administrado com exercícios físicos e modificações na dieta. Em geral os pacientes são obesos, e a doença ocorre na vida adulta. A perda de peso auxilia na melhora da doença.

Na Medicina tradicional Chinesa o termo XIAO-KE que designam a Diabetes Mellitus em chinês significa “definhar e sede” e o termo moderno TANG-NIAO-BING significa “doença da urina doce”.
Segundo a MTC a Diabetes Mellitus é dividida em Superior, Média e Inferior onde cada uma esta relacionada aos principais sintomas e intimamente relacionada ao FEI (sede), WEI (fome) e SHEN (urina excessiva). A Deficiência do YIN é usualmente associada com os três tipos.

Segundo um estudo publicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o uso da Acupuntura pode reduzir em até 20% o nível de glicose no sangue. De acordo com os especialistas, isso ocorre porque a técnica ativa o sistema endócrino e estimula a produção de insulina.
Além disso, a Acupuntura pode ser usada no controle do estresse, para favorecer a imunidade geral e revitalizar órgãos que possam vir a se comprometer devido ao diabetes.
Geralmente, o acupunturista trabalha em pontos associados à bexiga, rins, pâncreas, baço, órgãos relacionados e meridianos.
Também nota-se que a Acupuntura ajuda na reversão da neuropatia, geralmente presente em pacientes diabéticos de longa data.
A Acupuntura a laser e a Auriculoterapia também é utilizada, no entanto, os especialistas alertam para a necessidade de controlar a glicemia através da dieta adequada, exercícios moderados e uso do medicamento receitado pelo endocrinologista.
O tratamento de acupuntura para diabetes é um tratamento complementar, e comprovadamente oferece inúmeros benefícios para quem a pratica, onde a mesma deverá sempre ser acompanhada por um Médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *