Como o Consumo de Água está Relacionado com a Saúde Mental

A água é um líquido que deve fazer parte do dia a dia de todos, uma vez que é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Muitos especialistas recomendam o consumo mínimo de dois litros de água por dia, para que o corpo mantenha-se bem hidratado.

Tomar água diariamente traz diversos benefícios para o corpo, tais como a melhora do aspecto da pele, a regularização da temperatura corporal, o auxílio no processo de emagrecimento, a prevenção do surgimento de cálculos renais, a limpeza do organismo, a melhora do funcionamento do intestino, além de ser muito importante para a saúde mental.

É isso mesmo! Dentre os inúmeros benefícios proporcionados pela água, acredito que, para muitos, o mais desconhecido é o de que ela auxilia na saúde mental dos indivíduos. E é sobre isso que vou falar um pouco mais, a seguir. Confira.

Água e a saúde mental

Muitos estudos indicam que aquelas pessoas que não consomem água na quantidade ideal, tendem a apresentar alguma doença ou sintoma momentâneo relacionado ao cérebro, que diz respeito à concentração, coordenação motora, atenção e memória.

Ao hidratar-se regularmente o indivíduo faz com que o cérebro reconheça que está hidratado e, assim, evita sintomas como os da fadiga, esgotamento mental e o cansaço provocado pela atividade física, entre outros.

Além disso, estudos mostram que tomar água com regularidade nos torna “mais inteligentes”, pois nosso rendimento mental poderá atingir o seu máximo de capacidade de produção em função de o cérebro estar hidratado.

De acordo com os médicos, quando um indivíduo se encontra desidratado, ele apresenta uma quantidade muito pequena de eletrólitos, fontes de energia imediata que auxiliam na hidratação do corpo, e isso leva a alterações nas atividades do cérebro e nos demais sistemas que participam dos processos cognitivos.

E essa perda do líquido no organismo resulta em uma maior produção de hormônios do estresse, que causam uma diminuição do funcionamento da memória e da percepção mentais.

Água aromatizada com limão siciliano e hortelã

CreftaeBlog-agua-aromatizada

Que tal turbinar ainda mais o consumo de água? Prepare uma deliciosa água aromatizada com limão siciliano e hortelã, e cuide ainda mais da saúde! Vamos a receita:

  • 3 litros de água;
  • 3 ramos de hortelã;
  • 2 limões sicilianos fatiados;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparo:

Corte o limão em rodelas, desfolhe os ramos de hortelã. Em uma jarra coloque a água, os cubos de gelo, e então adicione as rodelas de limão e as hortelãs.

É importante seguir o passo a passo para que os cubos de gelo não machuquem as folhas de hortelã, a fim de garantir uma água aromatizada mais bela.

Saiba como purificar a água com filtro de barro

creftaeblog-conheca-saiba-como-purificar-a-agua-com-o-uso-do-filtro-de-barro

Para que você tenha a certeza de estar ingerindo uma água própria para consumo, o indicado é utilizar filtros de barro com Vela Esterilizante da Cerâmica Stéfani para o tratamento da água, uma vez que esse tipo de filtro é tido como uma maneira natural de purificar a água e torná-la própria para o consumo humano.

A principal propriedade dos filtros de barro é a troca de calor com o ambiente externo, o que leva a água a ficar 5 graus abaixo da temperatura ambiente, mantendo-a sempre fresca. Além disso, os filtros de barro são econômicos e não dependem de energia elétrica, aliando, assim, saúde, qualidade de vida e economia de dinheiro e de recursos naturais.

Hidrate-se regularmente, utilize filtros de barro e cuide da sua saúde mental!

Terapeuta Gislene Paula

Professora Kundaliny Yoga

Terapeuta Ayurveda

Aromaterapeuta

Reikiana

Esteticista

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *