É comprovado que a atividade física contribui com um importante papel no controle do peso corporal. No entanto, percebe-se que poucas pessoas que fazem parte da população obesa procuram a atividade física, e devido ao sedentarismo e hábitos alimentares incorretos, representam um percentual cada vez maior de nossa população.
Vários fatores físicos, sociais e ambientais afetam o comportamento do obeso em relação a prática de atividade física. Experiências anteriores negativas, sentimento de inadequação; baixa performance; dificuldade de sociabilizar-se com os demais participantes quando a atividade é realizada em grupo; oscilações de ânimo, são fatores que podem justificar a recaídas na pratica de atividades físicas.
Importante alertar que embora a prática de atividade física não consiga tornar todos os indivíduos magros, ser ativo pode representar um ganho de diversos benefícios extremamente importantes à saúde, Afirma a instrutora de Pilates Gabriele Roncalli.
Benefícios da atividade física no tratamento da obesidade
- Queima de calorias e perda de peso
- Manutenção da tonificação dos músculos
- Aumento da taxa de metabolismo (a quantidade de calorias que o seu organismo queima 24 horas por dia)
- Melhoria na circulação
- Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares
- Aumento do auto-controle
- Redução do estresse
- Aumento da habilidade de concentração
- Melhoria na aparência
- Redução da depressão
- Diminuição do apetite
- Melhoria na qualidade do sono
- Prevenção de diabetes, pressão sangüínea e colesterol altos.
O método Pilates, desenvolvido por Joseph H. Pilates, revela-se na atualidade uma importante vertente de condicionamento físico, tendo como foco a consciência do controle de todos os movimentos do corpo, desenvolvendo o indivíduo de maneira integral, de forma segura, sem sobrecarga e pode ser uma alternativa de programa de atividade física para tratamento da obesidade, explica Gabriele.
“Os quilos extras sobrecarregam as articulações, por isso eles levam mais tempo a se acostumarem com os movimentos”.