Saiba que essa técnica vem sendo aplicada no tratamento de várias doenças infantis. Os pontos utilizados nos bebês e crianças são os mesmos nos adultos, a diferença está em como fazer.
A técnica consiste em estimular pontos específicos do corpo, onde se encontram muitas terminações nervosas, usando agulhas, laser, calor, pressão dos dedos, ventosas ou eletrodos.
Como a maioria das crianças se apavora só de falar em agulhas ou são mais agitadas, a acupuntura é realizada com laser ou pressão evitando o calor e correntes elétricas, pois podem assustar a criança e esta pode não aderir bem ao tratamento.
As agulhas normalmente são usadas somente a partir dos 5 anos de idade, normalmente variam de 5 a 10 minutos a sessão.
Benefícios da acupuntura para bebês e crianças
As doenças infantis que encontram resultados altamente satisfatórios são:
- Cólica – Enurese noturna (xixi na cama);
- Problemas respiratórios como: Bronquite, Asma e Rinite;
- Distúrbios do sono – Enxaqueca – Dores no corpo;
- Insuficiência respiratória em recém-nascidos;
- Brotoejas – Vermelhidão – Reações alérgicas;
- Letargia;
- Além disso, outros tipos de tratamento podem eliminar a dificuldade de sucção do peito;
Basicamente como tudo acontece, os pontos estimulados liberam neurotransmissores que reforçam a excreção de substâncias que tem efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e de imunização. Os resultados nas crianças aparecem mais rapidamente, o tratamento não tem contra indicações e não têm efeitos colaterais, mas que não substitui o tratamento médico, que muitas vezes também é necessário. Os resultados da acupuntura são comprovados cientificamente.